
Boletim de Proteção do Consumidor
O atual cenário de expansão econômica com ênfase no crescimento do consumo, por meio das diferentes políticas públicas, fez surgir uma nova classe média, impulsionando uma verdadeira transformação das relações de consumo. Novos produtos e serviços emergiram, o comércio eletrônico amplia cada vez mais sua participação no comércio global, os consumidores passam a ter a possibilidade de adquirirem produtos do exterior. São diversas as transformações.
Assim, com o crescimento do comércio eletrônico, aumentaram também o número de reclamações relacionadas a esse tipo de transação. Na proporção em que os volumes de compras expandem por meio dos negócios eletrônicos, o número de consumidores insatisfeitos também aumentam.
Neste contexto em que os preços estão cada vez mais atraentes na tela do computador, o consumidor precisa ficar atendo para alguns fatores, tais como: produto desejado, câmbio, escolha de sites/lojas confiáveis, tributação, pós-venda e etc.
Visando minimizar as dificuldades enfrentadas pelo consumidor brasileiro em compras online internacionais os Correios, em conjunto com a Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, elaboraram o presente Boletim com a finalidade de orientar os consumidores a respeito dessas operações de compra/venda internacionais por meio do canal postal.
Fonte: Procon/SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário